A Sun Mobi vai investir R$ 23 milhões na construção de uma nova usina fotovoltaica na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. O empreendimento, de 5 megawatts (MW), foi viabilizado graças a um aporte feito pela GET Energy Trading. A nova central integra o plano estratégico e chegará a consumidores de 28 municípios do estado paulista dentro da área de concessão da EDP São Paulo, incluindo Taubaté, Guarulhos e Mogi das Cruzes.
A usina deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2023. A empresa afirmou que além dos benefícios econômicos, a construção do empreendimento trará grandes ganhos ambientais para a região. Num horizonte de operação de 30 anos e com uma geração de 658 mil kilowatts hora (kWh), serão evitadas as emissões de 82,7 mil toneladas de CO2.
Com duas usinas fotovoltaicas em operação nas cidades de Porto Feliz (SP) e Araçoiaba da Serra (SP), que estão conectadas no sistema de distribuição da CPFL Piratininga e possuem 5,4 MW no total, a Sun Mobi já atende 27 cidades do Interior de São Paulo e Baixada Santista e fornece energia solar por assinatura para quase 400 unidades consumidoras do estado paulista.
A usina que será construída terá como foco especial o atendimento a pequenos negócios, como restaurantes, padarias, condomínios e demais empresas de comércio e serviços, além de consumidores residenciais. A empresa calcula que a gestão ativa do consumo por parte dos clientes com os sensores e informações disponibilizadas pela Sun Mobi e a não incidência das bandeiras tarifárias nas contas de energia podem proporcionar uma economia de 10% ou mais na conta.